Plié.
o começo. as pernas flexionadas como se fosse dar um impulso, mas é apenas o mínimo para poder existir. dizem que se conhece uma bailarina ao ver seu plié: eu não sabia
Tendu.
lentamente move-se. austera e solene; pensa-se previsível, mas não é. há uma elegância nos gestos. não sabemos aonde ir. o sol aponta a direção. as ondas traçam o caminho: dançamos.
Frappé.
assertivo e (sempre) elegante: atingido
Rond de jambe.
a perna entrelaçada, girando. indo de trás para frente. percorrendo cada centímetro do corpo. a pele como gravidade, atraindo, prendendo, envolvendo. o cheiro. o gosto. o tato. contato.
Grand Jeté.
seu sorriso como salto - lançado com energia. não sentimos os pés no chão. e esse tempo em suspenso - para aqueles que observam de fora - parece tão pouco; para nós: corre tão lentamente.
Adagio.
suspensos no ar. suavemente, suspensos no ar.
Fondu.
o tempo se recolhe e age. em um só passo. escasso.
En dehors.
os calcanhares virados para fora. um sinal de despedida.
*
na memória existem todos os movimentos do corpo. para fazer três piruetas tem que se posicionar, olhar para um ponto fixo e dar o impulso - isso que ensinam os professores.
fitar-te,
antes do impulso
sem saber ao certo a possibilidade do salto
todos os seus gestos conduzem a uma dança. Sem a rigidez exigida pelos clássicos, sem a preocupação com os joelhos ou a ponta do pé. Carrega consigo apenas o necessário: a música em seu rosto contra o vento, os passos sutis enquanto caminha na areia. beijo seu ombro como um convite: 'vem dançar comigo... vem?'