segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do amigo

Hoje ficou determinado que é dia do amigo. Hoje é o dia para você dizer ao seu amigo o quanto você o ama, o quanto ele é querido por você. Talvez você dê algum presente, ou receba, talvez você saia para comemorar, para beber ou apenas para papear. Porém todas essas ações tem algo em comum: o consumo.
Não podemos nos deixar iludir com manobras do capitalismo para gastarmos, consumimos a toa. Não que você esteja desperdiçando dinheiro quando gasta com um amigo ou dê algum presente para ele, mas o fato é que você não precisa de um dia especialmente para isso. Eles tentam impor uma data, e nesse dia você deve comprar presentes, sair para comemorar. Mover a grande roda da economia. Se pararmos de consumir, a economia quebra, tudo para. Porém temos que consumir conscientizadamente, não podemos nos deixar enganar, não podemos deixar que nos manipulem facilmente. Não sei quando surgiu o ' dia das mães, pais, namorados, avós, crianças... Mas sei que eles foram surgindo aos poucos e aos poucos foram se sedimentado, se consolidando...até que chega no dia de hoje, no qual é praticamente uma obrigação você presentear sua mãe nesse dia. Repare que nem feriado esses dias festivos são. Os pais caem, não sei por quê, nos domingos. Os namorados não é feriado, mas você tem que sair como se fosse um. E assim vai... Com esses dias o comércio lucra mais, sem precisar parar, como no natal por exemplo. ( se bem que hoje em dia praticamente não para.)
Caro leitor, fique atento. A Televisão, o rádio, todos os meios se esforçam para que tudo lhe pareça natural. Parece que há anos o dia do amigo é uma data tão popular quanto dia dos namorados, no qual você tem que sair pra beber uma cerveja com os amigos.
Eu escrevo com uma certa tristeza, leitor, pois eu sei que daqui a dez anos, eu estarei comprando presentes para os meus amigos ou então comemorando com eles... Isso porque o costume já foi implantado. A tradição já foi estabelicida. E não haverá nada que eu poderei fazer, a não ser segui-la.

Um comentário:

Anônimo disse...

feliz dia do amigo pra voce tambem! ;)