segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A chegada

A nova gripe chegou com tudo. Assim que chegou quis ir direto para o seu quarto. No onibus, ainda no caminho, ficou imaginando como seria ele...Primeiro imaginou um azul, depois um verde, quando chegou lá era de fato azul, e ficou satisfeita - eu combino com azul-pensou. Depois que conheceu o quarto, desceu as escadas e foi no quintal, falar com sua vó, que estava na cadeira de balanço, fazendo tricô. Não entendia muito o que ela falava, dizia tudo em espanhol, a sua neta apesar de nascer no México se mudou bem rápido de lá e sabia só o básico. Desse modo, ela apenas compreendeu poucas palavras da anciã, que se mostrara ser bastante experiente. Entendia algo como 'na minha época', 'preguiçosa', e outras coisas mais enroladas. Tudo em espanhol. Sim, caro leitor, sua é espanhola, daquelas bem tradicionais.
A menina se irritou. Foi pro quarto. Pensou em fugir- maldita velha!-pensou alto. Porém aí ela parou, se arrependeu no que poderia ter dito, mas pensou! Foi uma fúria repentina. Sentia muita admiração por sua , que outrora fora uma grande celebridade no mundo, reconhecida por todas, comentadas por todas as gerações que se passaram e que agora estava velha recolhida no quintal da sua casa aproveitando sua aposentadoria. Todavia, ela exigia muito da sua neta, botava pressão por ela ser da familia.
E exigia muito da neta. E a netinha ficara triste em saber que a tinha decepcionado.Talvez devesse pedir alguns conselhos a ela, algumas dicas. Se alegrou com a idéia, agora boa, e foi correndo para aprender.
E os passos foram se confundindo com os espirros e foi correndo feliz.

3 comentários:

V.H. de A. Barbosa disse...

E a prima asiática da gripe? hehe

Como vai, Thiago? Fico feliz que tenha gostado do meu blog. Eu entendo sua angústia quanto ao Direito. Nunca pensei, também, que essa ciência fosse se mostrar tão apartada do mundo, alheia aos problemas que deveria abraçar para resolvê-los. Mas fazer o que, é uma questão de emprego.

Em que faculdade você está? Eu estudo na estadual de Londrina, e por aqui alguns alunos (do mesmo ano que você), com a ajuda de um professor menos dogmático, decidiram montar um grupo de análise de filmes relacionados ou não com o Direito. Achei bacana. Um desses alunos também tinha pretensões de montar um grupo de teatro.

Quanto à literatura, é difícil encontrar pontos em comum com o Direito. Mas autores como Kafka e Rubem Fonseca (que inclusive foi comissário de polícia) souberam fazê-lo magistralmente. São exemplos para mim.

Parabéns pelo blog, vou adicioná-lo. Abraços!

O Outro Alguém disse...

"A gente sempre exige mais das pessoas que amamos."
Belo texto!
Vi seu blog na comunidade.
Bom, tenha um bom dia!

Nadie disse...

Em prosa, esse é o melhor. muito bom.