terça-feira, 2 de março de 2010

Novas Idéias

Caro autor, como é difícil buscar ideias novas. A historia que tu tentas escrever não é original. Essa ideia de um vilão e um mocinho, com a vitória deste último no final, já está velha, diabética quase morta. Ela está na UTI, pronta para entrar em coma. Essa outra Idéia de começar a historia pelo final e depois ir desencadeando o meio com o começo, já está domada, madura. É quase uma dama puta. Vai com quem pagar mais. Não há ousadia, ela está aí pelo serviço, pelo dinheiro. Já terminou a sua fase de luz, da juventude. Não acredita mais em nada. Só quer os vinténs que lhe cabem.
Agora, caro autor, as Idéias novas, que meninas teimosas! Não ficam quietas, não se adequam a nada. Tem que ser educadas, com muita disciplina, rigor. Se não elas ficam frouxas, mimadas. Parir uma Idéia é muito difícil, eu sei, mas cria-las, educa-las, faze-las crescerem e ficarem fortes é o mais complicado. Uma Idéia Original é igual a tudo que é novo. Causa estranhamento, rejeição. Os leitores preguiçosos como sempre não querem incomodar a sua vista com algo que não é comum. Eles querem letras grande, palavras conhecidas. Querem velocidade, agilidade. Tudo em um só momento, tudo em um só lugar. Tudo já. Eles preferem e até suplicam por Idéias velhas com quem eles já tem intimidade.
O leitor tem receio de conhecer Idéias novas. Ela já é tímida por sua natureza, pela sua idade. O leitor, homem compromissado e sempre ocupado, já não tem tempo para aprecia-la. Prefere pagar por uma Idéia prostituta do que sentar, conversar e decifrar uma Idéia nova. Os autores então ficam sem saída. Também como as putas, precisam de dinheiro e assim vão perpetuando as velhas Idéias. As meninas novas e levadas, vão amadurecendo, não pelo leitor e sim na gaveta. Vão se transformando como suas primas mais velhas, se vendendo. Sem autor e sem leitor elas não tem saída, somente aceitar as coisas como são e se adequar.
Assim, caro leitor, a culpa é sua. Do mesmo modo que a culpa também é sua autor. Ambos não insistem e as meninas desistem. Acabam também elas, como vocês, se transformando em mais uma puta no mundo para se vender...
.
para a primeira nota que lhe estenderem...
pobres
putas.
.
.

Nenhum comentário: