sábado, 26 de junho de 2010

CALA BOCA GLOBO

No final do jogo do Brasil contra a Costa do Marfim aconteceu algo peculiar. O treinador Dunga, que já vinha se desentendendo com a Globo por um tempo, desafiou a emissora em rede mundial e esta, manifestada na imagem do jornalista Alex Escobar, dobrou-se ao pés do técnico da seleção.

Porém, como é sempre de se esperar, a emissora contra-atacou e foi para cima do treinador. Primeiro com mentiras, no qual não deixou claro o motivo da briga, em que este foi a NEGAÇÃO de uma entrevista exclusiva com três jogadores com a Fatima Bernardes e o Alex Escobar para ser transmitido para o Fantastico. A Rede Globo, tão acostumada com essas regalias, ficou espantanda com a posição de Dunga em negar veemente esta possibilidade: Ou a entrevista é para todos ou não é pra ninguém. A questão é que esta entrevista foi negociada com Renato Mauricio Prado, chefe de redação de esportes da Rede Globo e com o próprio presidente da CBF, Ricardo Texeira, que autorizou a entrevista. O que eles não esperavam foi a respota do treinador, sempre convicta: “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”.

No momento da ofensa de Dunga ao Alex Escobar, na coletiva de imprensa, este conversa ao telefone com o Tadeu Schmidt reclamando por conta da entrevista não realizada. Quando o Alex Escobar foi interpelado por Dunga, este recuou e se manteve calado. Horas depois, no Fantastico vem o nosso jornalista Tadeu Schmidt lendo um editorial pífio, atacando Dunga.



Pode-se considerar que realmente a atitude do tecnico da seleção brasileira não foi compátivel com seu cargo. Todavia, é a primeira vez, e isso tem que ser louvado, que um tecnico da seleção brasileira ataca frontamente a emissora mais poderosa do país. Outros como Brizola, que numa tentavia da Globo de usurpar a sua eleição vitoriosa teve o direito de ler uma carta em resposta a esta, e também Requião, governador do Paraná, que criticou brilhante a emissora.



ps: A Globo, no Paraná, atende pelo nome de Gazeta do Povo




Essa Copa pode ser crucial para a Rede Globo. É claro que ela torce para o Brasil chegar a final. Não por amor a nossa nação, mas sim por amor ao dinheiro, ao capital, expresso pelos patrocinios.

A vitória do Brasil pode ser considerada o começo da derrota da Globo... o que parece para mim, uma esperança distante, mas pode ser o início de algo maravilhoso... Não está sendo discutido aqui a liberdade de imprensa, esta é nunca deve ser posta em pauta, discutida, sempre tem que ser assegurada. O que não pode é uma impressa lacaia de interesses de pequenos grupelhos, interese de terceiros que só querem tirar lucro de tudo que se vê.

A imprensa global já está caindo em descrédito. Na politica, critica-se o governo federal por não fazer, por não deixar de fazer. Nunca se está satisfeito, sempre há criticas e ataques. Isto é excelente para uma democracia, porém, tais criticas, tais oposições, tem que ser fundadas num interesse nacional, da grande massa e não para fazer oposição por não se está governando para poucos. Com 95% de aprovação, o Governo Lula mostra que está blindado a estas tentativas inúteis dos meios de comunicação. Agora é Dunga que se mostra na frente da seleção brasileira, resistindo a ataques incessantes.

Já começou o Cala Boca Galvão, Cala Boca Tadeu Schmidt, agora tem que ser Cala Boca Globo!

Por uma mídia responsável
Fontes:
Entrem na comunidade:

2 comentários:

Amanda Luiza disse...

Faço coro.
Jah rola no Twitter uma campanha #diasemglobo .
É notório a capadidade de novas mídias de mobilizar a população com um alcance tão grande como aconteceu com os 'cala a boca' citados.

Ah! Só uma mini correção; foi Brasil contra Costa do Marfim e não Coreia do Norte.
=*

Thiago José disse...

hehehehe...

é, eu percebi isso depois, mas mesmo assim obrigado pela observação! :P