terça-feira, 8 de dezembro de 2009

E agora, José?



E quando atenderem todas as nossas reivindicações?

O que faremos?

Reclamaremos?

3 comentários:

V.H. de A. Barbosa disse...

Vi uma notícia dia destes em que vários agraciados pelo PAC das Favelas reclamavam das melhorias feitas.

Eles reclamavam do fato de que agora tinham que pagar por água, luz, recolhimento de lixo... antes era tudo clandestino e gratuito, ora. Reclamavam também da falta de segurança, pois com os traficantes ao redor era melhor, era mais seguro.

Foi uma notícia para traduzir a expressão "você pode tirar a pessoa da favela, mas não a favela da pessoa".

Thiago José disse...

Creio que os PAC das Favelas não tenta tirar as pessoas das favelas, pelo contrário, visa melhorar a condição de vida das mesmas. Com melhoramento de infra-estrutura, saneamento, educação e saúde. Se houvesse uma tentativa de tira-los da favela, creio que iriam demolir tudo e construir casas em outros lugares, como a cidade de deus por exemplo.

Mas na realidade, não é isso que tá acontecendo. No Complexo do Alemão onde moradores tiveram que ser removidos por causa das obras, foram alocados no propio Complexo, com a construção de casas populares. Ainda está em construção uma UPA, biblioteca e um Centro Esportivo, além do teleférico que passará por todo o complexo.

O projeto, é claro, não é todo perfeito, tem as suas falhas. Porém nós não podemos negar que isso seja um avanço. Ressocializar indivíduos que estão marginalizados pela sociedade não é algo fácil, é traumatizante até mesmo para eles que vivem numa realidade completamente diferente. Creio que superadas essas barreiras, os moradores dessas comunidades agraciadas só terão melhorias...

Thiago José disse...

Os projetos podem ser vistos aqui:

http://oglobo.globo.com/rio/rionacabeca/

Abraços e obrigado pelos comentários